Brasil avança em tokenização e caminha para fim de senha, diz Mastercard

Brasil avança em tokenização e caminha para fim de senha, diz Mastercard

A tokenização das transações de pagamentos avança no Brasil e vai permitir acabar com as senhas nas compras com cartões de crédito, disse o presidente da Mastercard no País, Marcelo Tangioni. O mercado brasileiro é hoje o maior do mundo nesse tipo de transação.

No Brasil, 50% das operações já são tokenizadas, ou seja, com novos números de cartão gerados automaticamente a cada transação e, portanto, exclusivos de cada compra - não é preciso digitar os 16 dígitos escritos no plástico. Uma transação por aproximação no comércio físico também é tokenizada.

A Mastercard tem o compromisso global de acabar com a senha nas compras até 2030. Mas para isso, é preciso chegar a 100% das transações. “Andando nessa velocidade que estamos encontrando, podemos conseguir isso até antes de 2030”, disse o presidente da Mastercard no Brasil.

“O mercado brasileiro é um dos mais avançados no mundo em meios de pagamentos eletrônicos. Isso acaba atraindo muita curiosidade de outras regiões e mercados”, disse Tangioni. Além da tokenização, há outra tecnologia, que ganha espaço, chamada de “Passkey”, permitindo a autenticação de uma transação utilizando a biometria. A combinação dessas duas tecnologias vai ajudar para a eliminação das senhas.

Fórum de tecnologia
A Mastercard fez na semana passada evento de tecnologia e inovação em Miami, em sua 14ª edição. “É o maior evento de clientes da Mastercard no mundo”, disse Tangioni. Cerca de 1.000 clientes participaram, em sua maioria da América Latina. “É a região que mais cresce do mundo para a Mastercard”, completou. Do Brasil, uma delegação de 140 participantes esteve no fórum.

No evento, foram apresentados novidades para a região, como um cartão para pequenas e médias empresas com serviços de cibersegurança integrados. Outra foi o “Agent Pay”, um agente de compras que permite buscas e compras com o uso da inteligência artificial.

Fonte: Estadão

Compartilhe: