Bancos são líderes em queixas

Bancos são líderes em queixas

O sistema financeiro ocupa o topo da lista de reclamações dos brasileiros há muitos anos. Os números destacam a falta de compromisso com a sociedade. Santander, Bradesco, Caixa, Itaú e Banco Bradescard (Bradesco Cartões) estão no top 10 de queixas. 

De janeiro a junho de 2024 foram registradas 36.642 denúncias. Aumento em comparação às 15.116 reclamações do primeiro semestre de 2023, segundo a SJDH (Secretaria de Justiça e Direitos Humanos) e a Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor).

Apesar dos lucros bilionários, no ano passado chegou a R$ 145 bilhões, os bancos falham na hora de prestar serviço. As demissões em massa contribuem para a baixa qualidade. No acumulado dos 12 meses encerrados em abril foram fechadas 3.325 vagas. Em 10 anos, 2012 a 2022, as empresas desligaram 79,5 mil bancários. Resultado: atendimento ineficiente.

Para exigir responsabilidade do setor que mais lucra na economia nacional, a denúncia é fundamental. Quem destaca é o presidente em exercício do Sindicato dos Bancários da Bahia, Elder Perez. "Cabe ao cliente registrar a queixa que, às vezes, pode acarretar em processo jurídico. Nestes casos, tem ressarcimento e, dependendo do abuso, danos morais podem ser aplicados."

Os clientes enfrentam uma série de problemas, desde tarifas indevidas até falhas de comunicação que resultam em consequências financeiras sérias. A burocracia e desorganização no processo de resolver as questões são outras barreiras enfrentadas pelos brasileiros. 

Fonte: Movimento Sindical

Compartilhe: