Bancários de Ponte Nova e Região aprovam Proposta da FENABAN 2024/2026

Na noite desta quinta-feira (05), os bancários pertencentes à base de Ponte Nova e Região reuniram-se em assembleia extraordinária para debaterem e deliberarem sobre a proposta apresentada pela FENABAN ao movimento sindical, em 31 de agosto.
A assembleia foi iniciada pela fala do Presidente José Carlos, que, após os cumprimentos de praxe, abordou aspectos da campanha salarial atual, traçando um paralelo com campanhas passadas, elencando a virtualização bancária e o fim da ultratividade como dificultadores da mobilização da categoria.
Antes da votação, foram lidos pela secretária geral Valeria Oliveira, os principais itens da proposta Fenaban, salientando os avanços conquistados.
Após várias manifestações dos presentes, foi submetida a votação, a proposta: 56% votaram a favor, 37% contra e 2 abstenções, ou seja, Proposta da FENABAN aprovada.
Também foi discutida e deliberada a proposta de desconto da Taxa Negocial a ser efetuado no salário de todos os membros da categoria, sócios e não sócios, que se beneficiarem da Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2026 e foi levada a votação, tendo uma aprovação de 100% dos presentes.
Durante a reunião, houve manifestação de repúdio pela maneira que foi conduzida as negociações. Vários bancários falaram sobre aspectos prejudiciais aos trabalhadores, como, por exemplo, o formato das rodadas de negociações no qual os temas econômicos somente são definidos nas últimas reuniões do mês de agosto, fim do período de campanha.
Outro ponto criticado é o pouco interesse de grande parte da categoria em discutir e definir o seu próprio destino profissional, haja vista a pouca presença de bancários e bancárias nas movimentações. Muitos dos que compareceram à assembleia relataram que foram abordados por outros colegas sobre a insatisfação com a proposta, mas que estes não se fizeram presentes para votarem pela aceitação ou não da proposta.
A Diretoria Executiva alerta os trabalhadores e trabalhadoras bancárias que as negociações sobre temas específicos e mesas temáticas nunca param, e que a interação de todos é muito importante, seja votando, participando de reuniões, assembleias, cobrando, reivindicando e contribuindo para uma atuação forte e precisa de seus representantes, em todas as esferas sindicais, sejam elas locais, regionais ou nacional.
CLÁUSULAS ECÔNOMICAS
2024 - Nas cláusulas econômicas, a categoria terá reajuste de 4,64% nos salários e demais verbas, incluindo vales alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e participação nos lucros e resultados (PLR) neste ano, para um INPC estimado de 3,91%, o que daria um ganho real de 0,7%.
AUMENTO REAL – 4,64%
VA/VR – 4,64%
PLR – 4,64% de reajuste de regra básica, valores fixos e na parcela adicional
AUMENTO DE 4,64% na 13ª cesta alimentação e adiantamento da mesma em 1º de outubro;
Pagamento da antecipação da PLR em setembro;
Verba de requalificação - REAJUSTE de 8% na verba de requalificação, passando o valor para R$ 2.285,84;
Piso de contínuos e pessoal da portaria - Aumento de 15% para contínuos e pessoal da portaria.
Para 2025, INPC + 0,6% para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.
Fonte: SBPNR