AVC, prevenir é a melhor ação

AVC, prevenir é a melhor ação

No mundo, 90% dos casos de derrame são preveníveis, aponta a Organização Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral). Para isso, é fundamental o controle de fatores de risco, como hipertensão. Vale também fazer dieta e atividade física e fugir do tabagismo. 


O problema atinge uma a cada quatro pessoas acima de 35 anos e é uma das principais causas de morte e incapacidade em escala mundial. A estimativa é de 12 milhões de ocorrências por ano, sendo 6,5 milhões de mortes.


O AVC afeta mais de 110 milhões de indivíduos. Embora mais comum em idades avançadas, 16% dos casos ocorrem em pessoas com menos de 50 anos. No Brasil, quase 89 mil pessoas morreram em 2023 vítimas do AVC, de acordo com o Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil. 


Em 2022, o problema foi responsável por mais de 114 mil óbitos. Segundo especialistas, o Acidente Vascular Cerebral, seja isquêmico ou hemorrágico, ocorre devido à obstrução do fluxo sanguíneo para o cérebro. 


A rápida identificação dos sintomas, como perda de força, visão dupla, desequilíbrio, alteração na fala e dor de cabeça intensa, é crucial para buscar tratamento imediato, ampliando as chances de recuperação.

 

Fonte: Movimento Sindical

 

Compartilhe: