Atenção. Identificado novo golpe do empréstimo
Os cidadãos, sobretudo com nomes negativados pelo Serasa, precisam tomar cuidado sobre o golpe do falso empréstimo, aplicado em sites fraudulentos. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), a entidade não realiza qualquer tipo de cobrança ou informe sobre recolhimento de impostos, pagamentos de parcelas ou mesmo oferecimento de empréstimos.
No golpe, são criadas páginas fictícias na internet e os criminosos se passam por organizações financeiras, assegurando rápida liberação de dinheiro. As pessoas são direcionadas aos falsos sites para realizarem o cadastro. O golpe é aplicado após usuários assinarem o documento sem perceber que as cláusulas obrigam o pagamento de multas em caso de desistência.
A Febraban ainda reforça que não realiza contato com pessoas físicas ou jurídicas através do WhatsApp, cartas, chamadas telefônicas ou redes sociais. Se isso acontecer, se caracteriza como golpe. Os usuários devem pesquisar e verificar se a instituição é autorizada pelo Banco Central a oferecer empréstimos.
Fonte: Movimento Sindical