Após cobrança, Itaú atende demandas

Após cobrança, Itaú atende demandas

Quando a categoria fica lado a lado dos sindicatos, a mesa de negociação ganha força e as conquistas chegam. Um exemplo claro vem do Itaú, que respondeu, nesta terça-feira (19/08), respostas parciais sobre as reivindicações feitas pelos representantes dos trabalhadores. Quatro clínicas foram descredenciadas, depois de críticas dos sindicatos sobre a qualidade do atendimento médico. Para compensar, o banco prometeu criar salas ocupacionais em diversos estados.

Sobre as mudanças nos atestados de saúde e no acesso aos prontuários médicos, outra demanda dos trabalhadores, o Itaú se comprometeu a fornecer documentos originais quando exigido pelo INSS e retirou a burocracia do reconhecimento de firma para que o funcionário possa acessar as próprias informações de saúde. 

No caso das folhas de pagamento, após críticas da categoria, o banco informou que o imposto de renda passará a ser retido mensalmente e que a antecipação salarial aparecerá em rubrica única, facilitando a compreensão.

Outra reivindicação atendida foi o abono dos dias entre a alta do INSS e o exame de retorno. O banco informou que esses dias deverão ser abonados pelo gestor, além de enviar notificações para evitar atrasos no processo. As medidas, ainda que parciais, só foram conquistadas porque os trabalhadores denunciaram problemas e se organizaram coletivamente através dos sindicatos. 

Fonte: Movimento Sindical

Compartilhe: