Apagão é resultado da privatização da Eletrobras

Apagão é resultado da privatização da Eletrobras

Não foi por falta de aviso. O apagão ocorrido nesta terça-feira (15/08) em 25 estados e mais o Distrito Federal, afetando quase 30 milhões de brasileiros, é um dos problemas, segundo especialistas, causados à nação com a privatização da Eletrobras, feita em 2022 pelo governo Bolsonaro. 


Além do risco de blecaute, foi alertado sobre os aumentos abusivos na conta de luz, que já vem acontecendo. Para se ter ideia, em 2022, foram 16 reajustes, 10 acima de 20%. O CNE (Coletivo Nacional dos Eletricitários) também chamou atenção para os possíveis prejuízos decorrentes da falta de pessoal qualificado depois da demissão de milhares de empregados experientes. 


O caso ocorrido nesta terça-feira mostra a importância das empresas públicas para um país. As estatais devem atuar com responsabilidade social, cuidando do povo. Diferentemente do setor privado, que tem o lucro como principal objetivo. 


É inadmissível gerir o interesse público ou defender a soberania nacional pensando apenas no lucro. O foco do setor privado é apenas lucrar independentemente dos prejuízos para a população. A Eletrobras precisa ser reestatizada urgentemente.
 

Fonte: Movimento Sindical

Compartilhe: