Ambiente de violações

Ambiente de violações

Os bancários vivem hoje um dos quadros mais alarmantes de adoecimento físico e mental no país. A rotina é marcada por jornadas exaustivas, metas abusivas, assédio moral e desumanização. O alerta foi feito pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), durante audiência pública na Câmara dos Deputados, na semana passada, que discutiu as crescentes violações de direitos no setor financeiro.

 

Entre os casos citados, está a demissão de mais de 1 mil funcionários promovida pelo Itaú, atualmente sob investigação do MPT. 

 

A dispensa coletiva, além de causar insegurança, acendeu um alerta sobre as estratégias de reestruturação adotadas pelos bancos, frequentemente à revelia do diálogo com o movimento sindical e sem transparência sobre os impactos sociais.

 

Durante a audiência, a procuradora do Trabalho Cirlene Zimmermann foi enfática ao apontar os fatores que levam ao adoecimento em massa da categoria. “A violação do direito à desconexão é perigosíssima. E por que eu afirmo isso? Porque hoje 81% das mortes que ocorrem em razão do trabalho são decorrentes de doenças laborais. E o principal causador é a exposição a longas horas de trabalho”, afirmou. 

 

Fonte: Movimento Sindical

Compartilhe: