Restituição: Veja se a Receita incluiu voce para receber 2º lote do IR 2022

A Receita Federal libera nesta quinta-feira, a partir das 10h, a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2022. Veja mais abaixo como saber se você foi incluído. O pagamento será feito na próxima quinta-feira (30).

O primeiro lote já foi pago em maio e foi destinado aos brasileiros que se enquadram nas prioridades legais, como idosos e pessoas com deficiência.

De acordo com a Receita, no segundo lote serão pagos R$ 6,3 bilhões, sendo R$ 2.697.759.582,31 para contribuintes que têm prioridade legal — o crédito bancário será feito para 4.250.448 pessoas.

Os contribuintes que não são prioritários e entregaram a declaração do Imposto de Renda até dia 19 de março também vão receber. Neste lote, o valor da restituição terá correção de 1% pela Selic.

Veja o calendário de pagamentos de restituição do IR 2022:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 29 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 30 de setembro

Uma dúvida comum de quem tem direito à restituição é saber exatamente quando ela será paga. Infelizmente, a Receita Federal não divulga essa informação com antecedência. Você precisa verificar, na véspera do pagamento de cada lote, se sua restituição foi incluída.

Como saber se vou receber?
Para saber se o seu pagamento será liberado neste lote, você deve acessar o site da Receita e informar o número do CPF (sem separadores de números, pontos ou traços) e a data de nascimento (digitando apenas os números, sem as barras).

A data de nascimento deve ser digitada com dois algarismos para o dia, dois para o mês e quatro para o ano.

Onde o dinheiro será depositado?
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, dá para reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos telefones da central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

Fonte: UOL