01/06/21 Mobilização

Brasileiros defendem taxar as grandes fortunas

O Brasil precisa reduzir as desigualdades sociais para conseguir avançar. Para isso, tem de taxar as grandes fortunas. Pesquisa Oxfam Brasil/Datafolha revela que 84% dos brasileiros concordam que os mais ricos devem pagar mais impostos para financiar políticas públicas, como educação, moradia e saúde.  

Os dados mostram ainda que mais da metade (60%) defende o aumento dos tributos para os serviços. O apoio da população pelo aumento da tributação cresce de acordo com o passar dos anos. De 2019 para 2020, o apoio subiu 25 pontos percentuais, saindo de 31% para 56% no ano passado.  

Além disso, 86% afirmam que o governo Bolsonaro tem a obrigação de reduzir a diferença entre os mais ricos e os mais pobres. Sobre meritocracia, 60% duvidam que o trabalho sirva como equalizador das chances dos mais pobres.

Outros 52% também não acreditam que a educação das crianças pobres equilibre as chances de uma vida bem-sucedida. A população ainda apoia a proposta de extensão do auxílio emergencial para o pós pandemia. O percentual dos que aprovam chegou a 62%. 

Fonte: Movimento Sindical

Email this to someone

Tags:, , ,