08/04/21 Mobilização

TRT mantém convocação dos aprovados da Caixa

Uma importante vitória para todos os trabalhadores da Caixa. O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 10ª Região julgou, nesta quarta-feira (07/04), a ação civil pública que trata da contratação dos empregados aprovados no concurso de 2014. O Tribunal manteve a contratação dos aprovados que já foram convocados e aprovou novas admissões. 

O processo, de autoria do MPT (Ministério Público do Trabalho), juntamente com entidades que defendem os trabalhadores da Caixa, foi tumultuado por comunicado do TCU (Tribunal de Contas da União) a alguns concursados. A informação era sobre a ilegalidade das contratações, uma vez que o concurso realizado pela Caixa já havia perdido a validade, mas os trabalhadores foram amparados por sentenças da Justiça do Trabalho, e agora pela decisão do TRT.

Desde a primeira instância, a ação civil pública movida pelo MPT teve decisão favorável, mas voltou a ser avaliada nesta quarta-feira (07/04). Antes do veredicto, a CEE/Caixa (Comissão Executiva dos Empregados) encaminhou ofício à direção do banco cobrando posicionamento sobre o comunicado do TCU para que tranquilize os empregados.

No atual momento de crise, onde os bancários da Caixa têm trabalhado à exaustão, a vitória do TRT foi importante, garantindo o emprego dos 2 mil já contratados e também abrindo espaço para novas contratações.

Fonte: Movimento Sindical

Email this to someone

Tags:, ,