29/01/21 Mobilização

Paralisação no Banco do Brasil: funcionários resistem ao desmonte

A paralisação de 24h dos funcionários do Banco do Brasil contra a reestruturação da empresa, nesta sexta-feira (29/01), foi forte em todo o país. De pé, na parte da manhã,  na porta da agência Centro Ponte Nova, o Presidente do Sindicato José Carlos e a Diretora Valéria marcaram presença no ato de resistência ao desmonte do BB. Também, em Viçosa, a Diretora Luciana se uniu a alguns funcionários protestando contra a reestruturação BB.

Serão 361 unidades fechadas do banco que facilita empréstimos com juros mais baixos aos micros e pequenos agricultores, empresas e comércio em geral, instalados em pequenas cidades e financia esporte, cultura e outras áreas sociais. Em Viçosa, a reestruturação do governo Bolsonaro coloca 14 funcionários como excedentes, possibilitando assim, que sejam transferidos. O que está em curso é o desmonte da instituição financeira na tentativa de privatizar depois.

O protesto do Sindicato fez questão de alertar que o Banco do Brasil quer cortar 5 mil empregos da empresa que tem caráter estratégico para o país. O lucro líquido ajustado do BB teve  crescimento de 122% Entre 2016 e 2019. Passou de R$ 8,033 bilhões para R$ 17,848 bilhões. Apesar disso, o banco fechou 19% das agências e reduziu o quadro em 16% no mesmo período. 

Com o corte dos funcionários, os que não saírem nos dois programas de desligamento ficarão ainda mais sobrecarregados e os clientes com atendimento precário. São mais de 10 mil postos de trabalho a menos dentro do Banco do Brasil. Para piorar, o governo anuncia o corte de salário de 10 mil trabalhadores que atuam nos caixas em uma medida unilateral.

Extinção de função
O descomissionamento dos empregados é mais um ataque e mostra que a reestruturação só trará prejuízos. O BB quer extinguir a função de Caixa Executivo ainda em fevereiro e reverter os trabalhadores neste cargo a escriturários. Ou seja, a carreira de entrada no Banco do Brasil. A nomenclatura do cargo de escriturário também será modificada e agora serão chamados de Agentes Comerciais. 

Fonte: SBPNR com informações do Movimento Sindical

Email this to someone

Tags:, , , ,