18/12/20 Esclarecimento

Em defesa dos bancários e da população contra a pandemia

Em decorrência de notícias que circularam na cidade, em datas recentes, com críticas ao trabalho dos funcionários da Agência do Banco Itaú em Ponte Nova por conta da suspensão temporária do expediente público, temos a dizer o seguinte:

1- Alguns bancos privados adotaram o fechamento de suas agências para sanitização e testagem de seus funcionários quando ocorre algum caso de Covid-19. Além do Itaú de Ponte Nova, foram fechadas as agências do Itaú e Bradesco de Viçosa.

2 -Ao contrário, os bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa) insistem em manter as agências funcionado, mesmo após a contaminação de alguns funcionários. Limitando-se apenas ao afastamento do infectado.

3 –  Como se vê, o atendimento bancário não foi capaz de se estruturar adequadamente, vivendo assim, uma situação de caos.  O drama dos bancários e da população está exposto: Nas condições desumanas das filas intermináveis na porta das agência; Na falta de protocolos idênticos, de observância de medidas de prevenção do contágio e  disseminação do vírus entre bancários e usuários; Na incapacidade  dos bancos de assegurarem atendimento pleno à demanda por serviços tidos como indispensáveis.

4 – O Sindicato caracteriza como insustentável o quadro de desorganização observado no sistema bancário e alerta para o risco iminente de uma tragédia por contaminação em larga escala com significativa perda de vidas de bancários e dos que buscam atendimento nas agências e casas lotéricas.

5 –  A população reclama, com razão, das filas e do fechamento, mas isso não é culpa dos bancários e sim da falta de planejamento do Governo Federal que não estabeleceu protocolos rígidos para todas as instituições financeiras.

6- Convém ressaltar que a pandemia está mostrando a importância dos trabalhadores dos bancos públicos na execução de políticas públicas impostas pelo Estado. Ao exercerem uma atividade essencial à população, os bancários estão expostos a riscos todos os dias. Com isso, centenas de trabalhadores dos bancos se contaminaram pelo coronavírus e dezenas vieram a óbito em todo o país.

7- Mesmo que a tecnologia possa auxiliar na realização de serviços bancários, a população precisa de profissionais para solucionar problemas, esclarecer dúvidas, apresentar opções de crédito e entender as necessidades de quem depende desses serviços essenciais.

8 – Os bancários atendem a população da melhor maneira possível, mas os bancos impõem a política do lucro a qualquer  custo, inclusive demitindo em plena pandemia, fazendo com que o atendimento fique cada vez mais precário. Desta forma, perde o trabalhador, perde a população!

Fonte: SBPNR

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