11/02/20 Vista Preto

Dia 12: todos contra a reestruturação do BB

Em Dia Nacional de Luta, bancários de todo o país vestirão preto e participarão de protestos contra mudanças impostas pela direção do banco, que geram perdas na remuneração mensal e PLR. Participe!

Por todo o Brasil, funcionários do BB realizarão um Dia Nacional de Luta, na quarta 12, contra a reestruturação imposta pela direção do banco. Entre outras ações, os bancários vestirão preto e serão realizadas reuniões de esclarecimento e mobilização nos locais de trabalho.

As mudanças no plano de carreira e salários dos funcionários – incluídas no Programa Performa: Desempenho e Reconhecimento, anunciado pelo BB no dia 3 de fevereiro -reduzem em média 18% o valor de referência (VR) das gratificações, extinguem cargos e criam outros. Além disso, a direção do banco extinguiu o acréscimo salarial na ascensão do módulo básico para o avançado, o que revoltou bancários da rede de agências e unidades de negócios.

A direção do BB tenta vender gato por lebre, alegando que as mudanças serão benéficas para os funcionários. Porém, os bancários do BB e suas entidades representativas sabem que o objetivo é impor uma redução salarial. Não por coincidência impuseram essa restruturação de forma arbitrária, unilateral, sem qualquer negociação com as entidades representativas. Sabem perfeitamente que os sindicatos denunciariam de imediato a real intenção desse programa, como faz agora após o anúncio das mudanças.

PLR

As mudanças impostas pelo BB podem impactar até mesmo a PLR. Como a PLR é paga com base no VR de gratificação, ela poderá ser reduzida.

É muito importante a adesão de todos os funcionários. Esse ataque frontal aos  direitos dos funcionários do BB e as ameaças de privatização, sempre reforçadas por falas irresponsáveis do presidente do banco, Rubens Novais, são uma amostra do que os bancários enfrentarão na Campanha Nacional. O governo e a direção do banco colocaram um alvo nas costas dos bancários, que devem mostrar a força da categoria.

Fonte: Movimento Sindical

Email this to someone

Tags:, ,