09/02/21 Mobilização

Contec entrará com Ações contra medidas do plano de ‘reestruturação’ do BB

Em reunião virtual do conselho de representantes da Contec (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito), no dia 5 deste mês, foi aprovada a execução de ações judiciais com o objetivo de evitar o fechamento de postos de atendimento do Banco do Brasil (BB), a transferência de funcionários e o fim da gratificação dos caixas executivos efetivos independente do tempo de exercício na função, por se tratar de uma redução salarial, o que é proibido pelo artigo 7º., inciso VI, da Constituição Federal.

O ajuizamento das ações em nível nacional foi uma solicitação dos dirigentes sindicais, que decidiram que a Contec não deve abrir mão desse papel, já que é a entidade maior que representa a todos na assinatura dos acordos coletivos. Foi definido também que é necessário urgência na medida judicial para impedir que o banco  prejudique os funcionários do BB.

Desde meados do mês passado, quando a diretoria do BB anunciou o plano de reestruturação, há manifestações em todo País, contra a medida, que prevê um plano de demissão voluntária (PDV), fechamento de 361 postos de atendimento e o fim da gratificação dos caixas executivos.

Fonte: Movimento Sindical

Email this to someone

Tags:, , ,