28/07/16 Aniversário

CONTEC completa hoje 58 anos

CONTEC- 58 ANOSNossa história de luta completa nesta quinta-feira (28/07) 58 anos. Iniciou-se em 28 de julho de 1958, quando no Rio de Janeiro-RJ, nasceu a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito – CONTEC, tendo como seu primeiro presidente o companheiro Huberto de Azevedo Pinheiro, funcionário do Banco do Brasil.

Em 1964, a entidade sofreu intervenção do Ministério do Trabalho, quando o então presidente, o companheiro Aluysio Palhano Pedreira Ferreira foi preso, torturado e assassinado pelas forças do regime autoritário, que dirigiu o país de 1964 até 1985.

Passou por nova intervenção do mesmo Ministério do Trabalho de 1972, sendo o presidente, à época, Ruy Brito de Oliveira Pedroza.

A intervenção só foi substituída, em 1975, por uma Junta Governativa integrada por bancários, em virtude da visita ao Brasil, do Diretor-Geral da OIT – Organização Internacional do Trabalho, o belga Francis Blanchard.

Com o restabelecimento da democracia, a CONTEC passou a ter vida administrativa e política independente, embora padeça do ainda velado ou explícito veto ou discriminação de todos os governos, inclusive o de Luis Inácio Lula da Silva, porque a entidade nunca se vergou a governos, partidos políticos ou patrões.

E assim continuará. As negociações e entendimentos republicanos – com todo e qualquer governo legitimamente constituído – continuarão ser realizados, com base na autonomia e independência.

Em todos estes anos, a postura da CONTEC tem sido esta, por ser a única maneira ética de bem representar e defender os direitos e interesses dos bancários e securitários brasileiros.

Parabéns CONTEC pelo 58º aniversário!

Vida longa à CONTEC!

Fonte: CONTEC

 

Email this to someone

Tags:, ,