17/03/20 Mobilização

Comissão bancária cobra mais atenção à prevenção do Covid-19 nos bancos

Ontem, 16, a Comissão Bancária Nacional de Negociações (CBNN Contec) cobrou da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) a adoção imediata de medidas preventivas com objetivo de garantir a proteção da saúde dos trabalhadores do sistema financeiro. O pedido foi feito em viodeconferência realizada com a participação de representantes da confederação, federações e sindicatos, que estavam em vários estados do país.

A medida é em função do decreto por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) de pandemia pelo Covid-19 (Coronavírus). As representações dos trabalhadores querem a adoção de ações como o trabalho em domicílio ou teletrabalho; a proibição do trabalho presencial de mulheres grávidas; a disponibilização de álcool gel e máscaras de proteção em todas as agências e postos de serviços; além da antecipação da vacinação contra a gripe e dos exames de PCMSO.

Também foi solicitado a antecipação do gozo de férias para os empregados que desejarem. A CONTEC pediu ainda que os bancos orientem as empresas terceirizadas de asseio e conservação que tenham mais rigor na realização das limpezas, higienizando detalhadamente as maçanetas das portas e janelas, mesas, cadeiras, móveis, portas giratórias, teclados do autoatendimento e que os funcionários terceirizados da segurança também sejam alertados para a necessidade de lavar as mãos com frequência, visto que muitas vezes manuseiam celulares e chaves de clientes, além das portas giratórias, bem como orientar o uso de senhas para evitar a formação de filas nas agências.

Quando houver formação de filas nas agências, deverá haver controle de ingresso dos clientes na unidade, tendo em vista que a orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é manter distância de pelo menos um metro entre cada pessoa para evitar a contaminação.

Quanto aos clientes que buscam realizar negócios, aplicações, resgates, compra de produtos bancários, esses devem ser pelo sistema de atendimento prévio agendado, com hora marcada. A CBNN Contec destacou ainda a especial necessidade de adoção de medidas voltadas para a preservação da saúde dos grupos de risco.

Em resposta, a FENABAN informou que realizará reunião com os 157 bancos nesta quarta-feira, 18, para padronizar os procedimentos de combate à pandemia e que a vacinação contra gripe será antecipada de 22 para 15 de abril próximo, destacando que o pedido de antecipação de férias depende de aditivo à CCT. Novas reuniões na modalidade videoconferência, para evitar deslocamentos e risco de contaminação, deverão ser realizadas sempre que necessário.

A reunião prevista para o próximo dia 20 do corrente foi adiada e deverá ser agendada a partir da próxima semana

Fonte: Movimento Sindical

Email this to someone

Tags:, , , ,