17/06/20 PLV 15/2020

Aprovada emenda que garante convênio do INSS com fundos de pensão

Resultado da mobilização das entidades representativas, aprovação significa uma vitória para os trabalhadores vinculados a fundos de pensão; projeto agora segue para sanção presidencial e Movimento Sindical continuará acompanhando a matéria

O Projeto de Lei de Conversão 15/2020, referente à Medida Provisória 936/2020, foi aprovado no Senado na noite de terça-feira, 16. Além de medidas emergenciais em função da pandemia do novo coronavírus, o PLV 15/2020 inclui artigo com emenda do deputado Christino Áureo (PP-RJ) que garante a manutenção do convênio do INSS com os fundos de pensão para unificação dos pagamentos da aposentadoria e dos benefícios de previdência complementar.

O projeto agora segue para sanção presidencial.

Ao se aposentar, o trabalhador ligado a um fundo de pensão recebia o benefício do INSS e também do fundo de pensão. Em dezembro de 2019, o governo decidiu pela desvinculação dos pagamentos dos benefícios, por meio do rompimento do convênio entre o INSS e os fundos.

As entidades representativas dos trabalhadores se mobilizaram contra a medida e, uma vez que ocorra a sanção presidencial, o projeto aprovado na noite de terça-feira 16 garantirá que a Previc fique impossibilitada de impedir a unificação dos pagamentos.

A aprovação do projeto é resultado da mobilização das entidades representativas e significa uma vitória para os trabalhadores vinculados a fundos de pensão. Dada a importância do tema, o Movimento Sindical continuará acompanhando a matéria.

Fonte: Movimento Sindical  com informações da Anapar

 

Email this to someone

Tags:, , ,